Por Gabriel Fabri
A primeira cena de Uma Nova Amiga, novo filme de François Ozon (Jovem e Bela, Potiche - Esposa Troféu), causa certo estranhamento. Laura (Isild Le Besco) parece preparar-se para o seu casamento. A maquiagem, o vestido e a marcha nupcial indicam isso. Entretando, o público logo percebe que ela está, na verdade, dentro de um caixão. E a cena da Igreja que vemos em seguida não é a cerimônia do matrimônio, mas sim, um velório.
Lá, Claire (Anaïs Demoustier) faz um discurso emocionado em homenagem a falecida, sua melhor amiga desde a infância. Em flashbacks, o público rapidamente entende a relação das duas, com Claire sempre à sombra de Laura. Fica claro, a partir daí, que Uma Nova Amiga poderá ser um drama um pesado, uma vez que sua protagonista teria que superar um luto de uma amiga tão próxima, uma relação de amizade, adoração e até um pouco de submissão, quase como a sua segunda metade.
Errado. O filme de Ozon segue por um outro caminho - a superação do luto de Claire começa por uma nova amizade: uma aproximação com David (Romain Duris), o marido da falecida. Ao visitá-lo, Claire acidentalmente descobre um segredo do homem, que ele gosta de se vestir de mulher. Flagrado com as roupas de Laura, David acaba sendo incentivado a não mais reprimir o seu lado travesti, se tornando Virginia, a nova melhor amiga de Claire.
Homens travestis raramente são alçados a protagonistas nos cinemas. Aqui, Duris brilha no papel do pai de família que, ao perder a esposa, busca consolo liberando algo que sempre reprimiu. Mas ao falar de amizade, de luto e da identidade de gênero, Uma Nova Amiga não cai na comédia pastelão e nem em um drama hardocore - fica um filme leve e que vai, aos poucos, surpreendendo com o desenrolar da trama. E o grande exito se deve porque o filme não brinca só com a sexualidade de David/Virgina, e sim com a de Claire também. Afinal, o que Claire realmente sentia por Laura? Pode a amizade dela com Virginia chegar próxima da relação com a falecida?
Ao brincar com a complexidade da sexualidade humana, Uma Nova Amiga levanta uma série de questões, mexe com tabus, e resulta em um longa-metragem delicado e bastante interessante. Vale a pena assistir.
Nenhum comentário:
Postar um comentário