sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Acima das Nuvens



Esse filme faz parte da programação da 38ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo
Veja mais filmes da programação clicando aqui

Por Gabriel Fabri

Dirigido por Olivier Assayas ("Depois de Maio"), "Acima das Nuvens" transporta o espectador para a região de Sils Maria, na Suíça, carinhosamente apelidada de "o canto mais famoso da terra" por Nietzsche. Na viagem de trem para receber um prêmio, a atriz Maria Enders (Juliette Binoche) recebe a notícia de que o seu amigo de longa data, um dramaturgo renomado, faleceu durante uma caminhada nos Alpes. No jantar de entrega do prêmio, recebe uma proposta: reencenar uma peça do falecido que trata sobre um romance entre uma mulher adulta e uma adolescente. Vinte anos depois de ter se consagrado interpretando a personagem mais nova, ela agora deve assumir a personagem mais velha, com a qual não se identifica. 



A obra trabalha a questão do tempo e as tentativas de uma atriz que já teve os seus dias de glória e que agora reluta com sua perda de prestígio por ser considerada "velha". Enquanto o próprio dramaturgo falecido havia trazido às suas últimas peças um tom mais sombrio e melancólico, ela começa a sentir na pele, aos poucos, o peso de sua idade, e essa mesma melancolia.

A dualidade entre juventude e amadurecimento está presente na peça que Maria deve reencenar, e esse texto fictício acaba se misturando com a realidade da personagem. É na segunda parte, quando o inverno cessa e o branco dos alpes é substituído pela vegetação, que a personagem de certa forma renasce, curiosamente no mesmo período em que essa dualidade está mais presente. É quando a atriz ensaia os calorosos diálogos da peça com a jovem Valentine (Kristen Stewart), sua assistente pessoal, e o público percebe o quanto o texto teatral diz sobre essas duas personagens. Os ensaios se confundem com a realidade, e os personagens da peça se confundem com os do filme. Mesmo que Maria alegue não ser homossexual, a pulsão entre as duas se acentua, diante da atração entre o velho e o novo, o adulto e o jovem. Na primeira parte do filme, Maria é uma atriz amargurada; na segunda, é a hora em que ela se dá conta disso, com o reencontro com o texto que marcou o seu passado e com a aproximação que tem com Valentine. O filme acompanha essa mudança de tom, com a mudança da paisagem e a inserção de trilha sonora.

Com uma excelente performance de Juliette Binoche,  "Acima das Nuvens" funciona bem até o seu epílogo, quando o filme resolve focar na relação de Maria com Jo-Ann (Chloë Grace Moretz), a atriz que assumiu o papel que há vinte anos era o dela. Apesar de amarrar algumas pontas e deixar uma mensagem mais clara no final, o longa-metragem perde um pouco de sua força, cujo ápice, no final da segunda parte, traz a tal "Serpente de Maloja", um fenômeno com as nuvens da região, e um desfecho mais aberto.

Curta a página do blog no Facebook   

Nenhum comentário:

Postar um comentário