domingo, 9 de setembro de 2012

Os Infiéis




         A infidelidade é algo inevitável, coisa de cafajeste ou homossexualidade enrustida? Por que as pessoas traem, afinal? São essas algumas das perguntinhas que Os Infiéis (Les Infidèles), comédia francesa baseada numa ideia de Jean Dujardin (ganhador do Oscar por O Artista), expõe ao tratar da traição com humor.
           Na obra, uma série de esquetes, dirigidas por diversos nomes, como o próprio Dujardin e Michel Hazanavicius (premiado com o Oscar de melhor diretor também pela comédia muda), traz situações onde homens estão sendo infiéis. Dujardin e Gilles Lellouche interpretam dois amigos que traem suas respectivas esposas na trama principal e, nas secundarias, também dão seu rosto a outros adúlteros.
           Não fica claro, na maioria das vezes, a passagem de um curta para outro. Os Infiéis pode se tornar uma obra extremamente confusa para quem for ao cinema desavisado de sua estrutura: a tentativa de amarrar histórias diferentes, com os mesmos dois atores principais interpretando personagens quase idênticos, dá a sensação de que se trata de uma história só - e quando tais personagens aparecem com esposas diferentes da cena anterior, por exemplo, a confusão está instalada. Lellouche e Dujardin parecem interpretar sempre os mesmos personagens, o esteriótipo de homem adulto em crise de meia idade.
         Depois da metade de projeção, já fica claro que são várias histórias diferentes, o que leva a outro problema: não são esquetes tão variadas assim, e apesar dos momentos inspirados, a sensação de estar vendo uma versão mais refinada e menos inspirada de Passe Livre, por exemplo, é constante em quase todos. Apesar de fazer rir, Os Infiéis tem poucos momentos que fogem de clichês e são imprevisíveis - a cena do cachorro e a cena da terapia são as melhores, e não há muita originalidade nelas.
           Dujardin e Lellouche perdem a simpatia do público ao longo da projeção e a grande reviravolta do final não é nenhuma surpresa. Os Infiéis então se resume numa comédia esquecível, com alguns momentos engraçados e para por aí. O melhor do filme foi a divulgação abaixo, um ótimo marketing dos distribuidores brasileiros. 

          

Nenhum comentário:

Postar um comentário