segunda-feira, 16 de abril de 2012

Blog no livro de Alexandre Le Voci Sayad

 
É com muito carinho e admiração que escrevo essa postagem em agradecimento ao jornalista e educador Alexandre Le Voci Sayad, pelo trecho super fofo sobre mim e o Pop With Popcorn em seu livro Idade Mídia - A Comunicação Reinventada na Escola, lançado esse sábado na Livraria da Vila do Shopping Higienópolis, em São Paulo. "Fiquei extremamente surpreso com a qualidade dos textos e com a lucidez de seu olhar para a sétima arte", escreveu o autor sobre o blog.

A obra de Sayad é sobre um de seus projetos de educomunicação, Idade Mídia, realizado no Colégio Bandeirantes e que completa dez anos em 2012: um curso sobre jornalismo para o ensino médio, que não só dá aos seus alunos um contato com a comunicação, mas também possibilita, ao longo de um ano, debates animados sobre o universo jornalístico e o mundo real (e virtual). Todo ano o resultado é um lançamento de uma revista, confeccionada pelos alunos. O livro inclui uma análise interessantíssima da relação do mundo atual com a comunicação (agora muito diferente com o advento da internet),  depoimentos animadores de pessoas que fizeram o curso e também de profissionais da área, como Sérgio Rizzo e Gilberto Dimenstein (que assina o prefácio), por exemplo.

Eu fiz Idade Mídia. Não participei das aulas, pois não fui selecionado para a turma quando chegou a minha vez, um pouco mais de dois anos atrás, época em que era tímido. Fiquei chateado, claro, pois sempre achei a proposta do curso muito interessante e importante, principalmente levando em conta que sempre considerei fazer jornalismo. Entretanto, fui correndo atrás do Alexandre à medida que a ideia de cursar comunicação social foi se consolidando. Viramos amigos, afinal! Agradeço-o muito por todo o suporte que recebi dele, de extrema importância para mim.

Por fim, parabenizo a publicação do livro, a tarde de autógrafos lotada e, principalmente, o êxito que o Idade Mídia teve durante sua trajetória, que só tende a continuar firme e forte. Sérgio Rizzo se pergunta em seu depoimento: "por que aqueles adolescentes mostravam uma entrega ao universo da comunicação - tanto no sentido interpessoal quanto no de mídia - que me pareceu muito mais vital do que a da média dos alunos de graduação?". A resposta é a obra do Alexandre, síntese desses dez anos. Sucesso!

(Meus fãs, estou na página 103 do livro.)

2 comentários:

  1. Gabriel,
    Sinto-me orgulhosa em constatar que, cada vez mais, os seus textos transmitem amadurecimento e principalmente conteúdo na escrita. Fáceis de ler e sem aqueles "besteroes metafóricos" que encontramos por aí, é gratificante saber que ainda existem pessoas como você preocupadas em transmitir cultura com qualidade e eficiência. Parabéns!

    ResponderExcluir