quinta-feira, 29 de janeiro de 2015

Em DVD: Livrai-nos do Mal



Por Gabriel Fabri

Diretor de um dos filmes recentes de exorcismo mais instigantes, "O Exorcismo de Emily Rose" (de 2005), Scott Derrickson se repete na temática no terror "Livrai-nos do Mal" (Deliver Us From Devil), que chega em DVD em fevereiro no Brasil. O sucesso, entretanto, não é repetido e o novo filme carece não só de inovação como de bons momentos de suspense. 

Soldados norte-americanos descobrem algo misterioso numa tumba, durante uma missão no Iraque. A trama avança três anos, quando o policial Ralph Sarchie (Eric Bana) começa a investigar crimes estranhos, no qual estão envolvidos alguns veteranos da guerra: um caso de violência doméstica e o assassinato de um bebê pela própria mãe no zoológico. Para resolver esse caso, ele contará com uma ajuda inusitada, principalmente considerando que ele há muito tempo abandonou o catolicismo: um padre, Mendoza (Edgar Ramirez).

O filme falha ao tentar criar um suspense investigativo que cative ou prenda a atenção do espectador por toda a história. São poucos momentos que podem deixar o espectador vidrado na tela - e esses não incluem o clímax e a cena com mais ação do longa-metragem, intermináveis e desinteressantes. Tentativas de assustar ou de criar o clima de horror às vezes funcionam, mas não na maior parte do tempo. Sobrou até para uma chuva repentina e desnecessária tentar deixar uma das cenas finais com mais carga dramática, sem sucesso. Quanto a história em si, a relação de Sarchie com sua família, e os perigos que sua esposa e filha correm, não são bem explorados o suficiente, ficando em segundo plano. 

Para piorar, como o próprio personagem do padre afirma, o policial é tudo o que se pode esperar de um policial: o protagonista do filme é um clichê. E fica a sensação de que "Livra-nos do Mal" também é. Poucas novidades, pouco suspense, muita enrolação. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário